Plano de Aula



Universidade de Brasília - UnB
Faculdade de Educação - FE
Discentes:
Allana da Costa Duarte - 10/0006493
Camila Scardini R. de Barros - 10/0008810
Danielle Silva Barroso Veronezi Ferrão - 09/0110447
Ermita de Souza S. Rodrigues - 10/0065350
Gabriela Maciel Pinto - 10/0011535
Disciplina: Práticas Mediáticas na Educação
Docente: Pedro Andrade 




Plano de Aula

Titulo: Vivendo em Brasília

Estrutura Curricular: 5° ano

Objetivos: Proporcionar ao aluno que conheça melhor o lugar em que vive, a partir dos referenciais de orientação, localização e representação.

Duração da Aula: 50 minutos

Conhecimentos Prévios: Será necessário conhecimentos prévios partindo da experiência de vivência dos alunos.

Estratégias e Recursos:
1ª etapa: Relato dos alunos sobre suas experiências em Brasília.
2ª etapa: A partir das experiências do aluno, o professor deve fazer uma transposição didática para os conteúdos de geografia, para que, através disso, se construa o conhecimento cientifico, partindo sempre do saber vivido pelo aluno.
3ª etapa: Registro pelo desenho dos alunos sobre Brasília.
4ª etapa: Exposição dos desenhos dos alunos e fotos trazidas pelo professor, afim de que os alunos comparem uns desenhos com os outros e percebam as diferenças de olhares em relação aos diversos pontos da cidade.
5ª etapa: Construção de um texto coletivo sobre as questões discutidas na aula.
6ª etapa: Divisão da turma em grupos de 5 alunos para a confecção da maquete de Brasília.

Recursos Complementares: Mapa do Distrito Federal, fotos do início da construção de Brasília e fotos atuais para comparação.

Mapa de Brasília:


Avaliação: Será proposto aos alunos a confecção, em grupos, de uma maquete que terá como tema "O surgimento das cidades". As crianças podem montar as ruas e comércios, representar a população que ali vive, as superquadras, as tesourinhas, os pontos turísticos e de lazer da cidade. A maquete pode ser construída com material reciclável trazido pelas crianças.

Exemplo de Maquete:



Nenhum comentário:

Postar um comentário